Você sabe o que é metatarsalgia? Acredite: muita gente apresenta esse problema e não sabe que se trata dele!
Essa enfermidade surge quando a região da frente do pé, na parte de baixo (almofada do pé), é submetida a pressões maiores. .
Mas não confunda essa condição com o Neuroma de Morton. A Metatarsalgia provoca dor abaixo da cabeça dos metatarsos devido à alterações biomecânicas. Já no Neuroma de Morton, a dor é presente entre os ossos do metatarsos, causada pela inflamação do nervo digital.
Para que você entenda melhor essa dor e o que fazer quando senti-la, preparamos este artigo para explicar o que causa a metatarsalgia, seus sintomas característicos, os tratamentos e cuidados necessários. Continue lendo!
Mas afinal, o que é Metatarsalgia?
Metatarsalgia é o nome que se dá para as dores que acometem a parte da frente dos pés, no local em que apoiamos o pé ao chão, logo antes dos dedos.
O nome significa, ao pé da letra, uma dor sob os metatarsos, que são os ossos que temos nesta região.
Esta é uma desordem comum que pode afetar os ossos (cabeça dos metatarsos), as articulações entre os dedos e o metatarso (articulação metatarso-falângico) ou os tecidos moles circunjacentes (gordura plantar, bursa intermetatarsal, tendões e nervos).
O que causa a Metatarsalgia?
Saber o que é metatarsalgia é importante, porém você também precisa entender o que causa essa dor. Diversos fatores podem desencadear esse incômodo, e alguns deles podem ser eliminados por meio da mudança de hábitos e com medidas preventivas. A seguir, listamos algumas dessas causas.
Deformidades nos pés
Quando existe alguma alteração na anatomia dos pés, essa característica pode levar à manifestação da metatarsalgia. Isso acontece em casos como de joanete, alterações no formato dos dedos ou pé cavo, por exemplo
Excesso de peso
O excesso de peso sobre os pés também aumenta a pressão neles e desencadeia dor. Isso acontece não apenas com os metatarsos, mas com outras estruturas, favorecendo ainda mais a manifestação de problemas.
Calçados inadequados
O uso de calçados com salto muito alto, bico fino ou aqueles apertados e menores que os pés causa uma sobrecarga que desencadeia dores. Isso porque ocorre um aumento da pressão, inclusive nos metatarsos.
Problemas e doenças
Condições, como algumas doenças neurológicas, artrite e artrose afetam as estruturas dos pés, deixando-as mais sensíveis. Como consequência, manifestam-se a metatarsalgia e outros sintomas incômodos ou limitantes.
Atividades de alto impacto
A prática de atividades de alto impacto com muita frequência ou por um período prolongado é outro fator de sobrecarga nos pés, em especial quando não se recebe as devidas instruções e é utilizado um calçado inadequado.
Quais os sintomas da Metatarsalgia?
O principal sintoma da metatarsalgia é a dor que se manifesta na planta dos pés na parte da frente durante uma caminhada, corrida ou ao permanecer em pé por algum tempo. Sua intensidade aumenta se a causa não for eliminada, chegando a provocar limitações.
Conforme a doença perdura ou sofre avanços a dor acaba se tornando intensa, deixando o paciente incapaz de realizar certas atividades.
Outros sintomas presentes na Metatarsalgia são as calosidades na sola do pé, dessa maneira mostrando os locais que estão experimentando mais pressão. Alterações no formato dos pés, como desvios dos dedos, também podem ocorrer.
Diagnóstico da metatarsalgia
A avaliação do médico deve buscar identificar todos os fatores que podem estar contribuindo para a metatarsalgia.
Primeiramente, o exame físico começa com a observação do pé quanto às anormalidades e à biomecânica, o formato deles, padrão da marcha, formato dos dedos e o local da dor. Tendão de aquiles encurtado (seja por falta de alongamento ou da própria pessoa), cabeça dos metatarsos dolorosos e proeminentes e a presença de calosidades também devem ser avaliados.
Exames de imagem como as radiografias e ressonância magnética podem ser solicitados para ajudarem a identificar as possíveis causas da metatarsalgia.
Existe tratamento para metatarsalgia?
A boa notícia é que existe tratamento para a metatarsalgia. O tratamento começa com medidas para acomodar a deformidade, com o objetivo de reduzir a pressão na área dolorosa.
Os tratamentos conservadores para metatarsalgia na maioria das vezes é capaz de aliviar os sintomas dolorosos. . No entanto, em alguns casos em que exista deformidades muito grandes, a dor progredir e o tratamento conservador falhar, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para corrigir as deformidades.
O tratamento cirúrgico é indicado quando as medidas de tratamento não cirúrgico não surtirem o efeito esperado. A cirurgia busca corrigir deformidades e desalinhamentos que estejam contribuindo com a dor do paciente.
6 dicas para tratar a metatarsalgia:
1- Se alimentar adequadamente e estar dentro de uma faixa de peso ideal é fundamental no tratamento da metatarsalgia. Quanto maior o peso, maior a pressão exercida sobre os pés. Portanto, é fundamental estar no peso considerado adequado.
2- O uso de calçados adequados é um dos fatores mais importantes no tratamento e na prevenção da metatarsalgia. O calçado deve ser confortável, acomodar adequadamente o formato individual dos pés e ter o solado rígido ou semi-rígido.
3- Fisioterapia motora e gentilmente esticar cada dedo do pé para cima e para baixo pode realmente ajudar. Flexionar e estender cada dedo do pé com a mão segurando a região por 5 segundos. Repetir cinco vezes ajuda a alongar e mobilizar a articulação.
4- Alongar os músculos da panturrilha irá diminuir a pressão na parte da frente de seu pé durante a caminhada e corrida. Você precisa alongar todos os grupos musculares para obter melhores resultados. .
5- Fortalecimento e treino de equilíbrio são muitas vezes a parte negligenciada do tratamento de metatarsalgia em corredores. Fortalecendo os músculos do pé e da panturrilha, você restaura no corpo a habilidade natural de manter o seu arco e reduz a pressão sobre o seu pé durante a corrida.
6- Treinamento do equilíbrio é a aplicação funcional do treinamento de força. Finalizando com a correção da sua pisada, o que chamamos de gesto esportivo correto. Veja com seu treinador as séries indicadas para você.
Se a dor persistir, procure seu médico para fazer exames complementares e eventualmente iniciar o uso de medicamentos.
Como evitar metatarsalgia?
Para prevenir a metatarsalgia, uma das principais medidas é usar calçados adequados e que protejam a sola do pé. Além disso, é preciso evitar uma intensidade muito alta de treinos, principalmente de esportes de impacto à essa região, como corrida, futebol e outras modalidades onde os pés são tão exigidos.
Respeite o descanso necessário para o corpo se recuperar do desgaste e prefira treinar em locais adequados com o uso de calçados próprios para a atividade em questão.
Pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, o Dr. Fábio Hirata, médico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis.
Não negligencie as dores nos pés, converse já com o Dr. Fábio e agende a sua consulta!