PATOLOGIAS

Entorses do Tornozelo

Os traumas torcionais do tornozelo ou entorses são muito comuns no dia a dia e principalmente na prática esportiva. Por essa razão são uma das principais causas de procura ao ortopedista.

Os sintomas após esse tipo de trauma podem variar bastante. Dor, inchaço, dificuldade para apoiar o pé são alguns desses sintomas.

Na maioria dos casos de entorse apenas as estruturas ligamentares são lesionadas, principalmente os laterais. Em alguns casos, outras estruturas podem ser lesionadas como ossos do tornozelo e do pé. É importante diferenciar esses casos pois o tratamento é diferente.

Após um episódio de entorse, é importante procurar um médico ortopedista para a avaliação e tratamento adequado.

O tratamento na maioria dos casos é baseado na imobilização com órteses pré-fabricadas que permitem o paciente deambular, analgesia e compressas de gelo. Após o controle inicial da dor e do inchaço, é importante a reabilitação precoce para o sucesso do tratamento. O tratamento cirúrgico é reservado para os casos em que o tratamento conservador falha.

Hálux Valgo

Popularmente conhecido como joanete, o hálux valgo é uma deformidade em que ocorre o desvio lateral do primeiro dedo do pé e um desvio medial do primeiro metatarsal. O joanete é a proeminência da cabeça deste metatarsal. Ocorre principalmente nas mulheres.

A causa é multifatorial, ou seja, existem vários fatores que favorecem o aparecimento da deformidade. Entre esses fatores podemos destacar a herança genética, uso de calçados inadequados (calçados com a câmara anterior estreita, com salto alto).

Os sintomas podem variar bastante. As queixas podem ser apenas estéticas em casos leves e em casos graves, podem levar a dor severa e outras deformidades associadas nos demais dedos.

O diagnóstico é clínico e radiográfico. Depende da avaliação com exame físico detalhado e radiografias do pé com carga como exame inicial. Em casos específicos pode ser necessário demais exames diagnósticos.

Inicialmente o tratamento conservador é o indicado. Ele consiste em uso de calçados adequados que caibam adequadamente nos pés e uso de analgésicos para o controle da dor. Nos casos em que o tratamento conservador falha, é indicado o tratamento cirúrgico para correção da deformidade e melhora da biomecânica do pé.

Fascite Plantar

Popularmente conhecida como esporão, a fascite plantar é um processo inflamatório localizado na fáscia plantar (tecido localizado na região plantar do pé). Esporão é uma proeminência óssea na região plantar do calcâneo que na maioria das vezes não está associada a causa da dor.

Os principais fatores de risco para essa doença são: obesidade, impactos repetitivos na região do calcanhar, uso de calçados inadequados, encurtamento da musculatura da cadeia posterior, entre outros.

Geralmente essa patologia é caracterizada por fortes dores na região plantar do calcanhar principalmente nos primeiros passos do dia ou após permanecer longos períodos em ortostase.

O diagnóstico é clínico, ou seja, não é necessário exames complementares. Uma anamnese e um exame físico bem feito, na maior parte das vezes, são suficientes.

Exames complementares são reservados apenas para os casos que não resolvem com o tratamento habitual inicial.

O tratamento conservador (não cirúrgico) é o tratamento de escolha para essa patologia, pois resolve a enorme maioria dos casos. Ele é baseado em alongamento da cadeia posterior, uso de calçados adequados e analgésicos.

Lesões no Tendão Calcâneo

O tendão calcâneo ou tendão de aquiles é formado pela junção da musculatura do tríceps sural (musculatura da panturrilha).

As lesões neste tendão podem ocorrer por causas traumáticas ou inflamatórias.

Em um evento de trauma, seja direto ou indireto, pode ocorrer a ruptura do tendão. Neste caso, o paciente irá sentir uma dor súbita na região posterior do tornozelo, algo semelhante a uma “pedrada”.

Caso sinta uma dor deste tipo, procure imediatamente o pronto socorro para que seja realizado o diagnóstico precoce e correto e que a melhor conduta terapêutica seja tomada.

Nos casos inflamatórios, o paciente pode sentir uma dor insidiosa e progressiva na região do tendão calcâneo.

Isso pode ocorrer por diversos motivos: sobrecarga mecânica, artropatias inflamatórias, exercícios físicos em excesso ou realizados de maneira inadequada, entre outros. O tratamento conservador com uso de calçados adequados, fisioterapia adequada e analgésicos resolve boa parte das tendinopatias (tendinites) do tendão de aquiles. O tratamento cirúrgico é reservado para os casos em que há falha do tratamento conservador.

Outras Patologias Tratadas

• Pé cavo
  • Pé plano
  • Metatarsalgia