Deformidades dos Dedos

Entenda mais sobre essa patologia

Deformidades dos Dedos

Quando falamos em deformidades dos dedos, estamos nos referindo às principais deformidades que podem acontecer nos dedos menores dos pés (2o ao 5o dedos). 

As principais deformidades são: dedos em garra, dedo em martelo e dedo em malho. Em todas essas deformidades, os dedos menores do pé (2,3,4,5 dedos) assumem uma posição de flexão. 

O que vai diferenciar em cada uma dessas deformidades será a articulação acometida. A causa principal é o uso crônico de calçados inadequados nos quais os dedos menores se apertam e assumem essa posição para que caibam dentro do calçado. 

Os sintomas podem variar de dores leves com o uso de calçados fechados até calosidades dolorosas. Em casos mais extremos o aparecimento de úlceras pode ocorrer por conta desse atrito excessivo dos dedos. 

O tratamento pode variar bastante de acordo com o grau da deformidade e se a mesma é flexível ou rígida. Inicialmente o tratamento consiste em utilizar calçados com a parte da frente larga e alta o suficiente para acomodar os dedos de maneira adequada. 

No caso de falha do tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico, que pode envolver liberações tendíneas em casos flexíveis ou até mesmo cortes ósseos nos casos de deformidades rígidas.

© 2021 Todos os direitos reservados | Dr. Fábio Hirata

Desenvolvido na nave Migre Seu Negócio

AGENDAR CONSULTA
Abrir Chat
Precisa de ajuda?