Popularmente conhecida como Esporão, a Fascite Plantar é um processo inflamatório localizado na fáscia plantar (tecido localizado na região plantar do pé).
Esporão é uma proeminência óssea na região plantar do calcâneo que na maioria das vezes não está associada a causa da dor.
Os principais fatores de risco para essa doença são: obesidade, impactos repetitivos na região do calcanhar, uso de calçados inadequados, encurtamento da musculatura da cadeia posterior, entre outros.
Geralmente essa patologia é caracterizada por fortes dores na região plantar do calcanhar principalmente nos primeiros passos do dia ou após permanecer longos períodos em ortostase. O diagnóstico é clínico, ou seja, não é necessário exames complementares. Uma anamnese e um exame físico bem feito, na maior parte das vezes, são suficientes.
Exames complementares são reservados apenas para os casos que não resolvem com o tratamento habitual inicial. O tratamento conservador (não cirúrgico) é o tratamento de escolha para essa patologia, pois resolve a enorme maioria dos casos. Ele é baseado em alongamento da cadeia posterior, uso de calçados adequados e analgésicos.