Lesões no Tendão Calcâneo

Entenda mais sobre essa patologia

Lesões no Tendão Calcâneo

O tendão calcâneo ou tendão de aquiles é formado pela junção da musculatura do tríceps sural (musculatura da panturrilha). As lesões neste tendão podem ocorrer por causas traumáticas ou inflamatórias. 

Em um evento de trauma, seja direto ou indireto, pode ocorrer a ruptura do tendão. Neste caso, o paciente irá sentir uma dor súbita na região posterior do tornozelo, algo semelhante a uma “pedrada”. 

Caso sinta uma dor deste tipo, procure imediatamente o pronto socorro para que seja realizado o diagnóstico precoce e correto e que a melhor conduta terapêutica seja tomada.

 Nos casos inflamatórios, o paciente pode sentir uma dor insidiosa e progressiva na região do tendão calcâneo. Isso pode ocorrer por diversos motivos: sobrecarga mecânica, artropatias inflamatórias, exercícios físicos em excesso ou realizados de maneira inadequada, entre outros. 

O tratamento conservador com uso de calçados adequados, fisioterapia adequada e analgésicos resolve boa parte das tendinopatias (tendinites) do tendão de aquiles. O tratamento cirúrgico é reservado para os casos em que há falha do tratamento conservador.

AGENDAR CONSULTA
Abrir Chat
Precisa de ajuda?