Muito comum no verão, os pés e tornozelos inchados se tornam um problema muito frequente para as pessoas, geralmente por retenção líquida ou uma má circulação, e principalmente pelo sedentarismo. O inchaço pode não aparentar ser um problema grave de saúde, porém em alguns casos, pode ser também um alerta…
Quando o inchaço persistir durante um longo período, pode ser sinal de má circulação mais séria nas pernas, torção, infecção, trombose, insuficiência cardíaca, entre outros. Os sintomas começam da mesma forma, com pés e tornozelos inchados, mas dores e outros sinais podem ser cruciais na hora de diferenciar qual o motivo do edema.
Ficou curioso para saber quais as causas, e claro, como resolver o problema de inchaço nos pés e tornozelos? Então fique por dentro das nossas dicas a seguir neste artigo.
Pés e tornozelos inchados: as causas mais comuns
O problema de pés e tornozelos inchados é muito comum, e sem dúvidas, vai estar presente em algumas etapas da sua vida, seja por conta da idade ou uma condição mais específica, como a gravidez.
Aqui vão algumas causas comuns para o inchaço nos pés e tornozelos e que não apresentam grave risco a saúde:
- Idade – Idosos têm um desgaste natural do corpo, possuindo uma eficiência menor no sistema circulatório. Por isso, os idosos estão mais sujeitos a desenvolver problemas como pés e tornozelos inchados, além de osteoporose ou problemas em músculos e tendões.
- Gravidez – Provavelmente você já viu uma grávida de pé inchado, e isso é muito normal, pois a gravidez, principalmente no período final da gestação, o sangue das extremidades tem mais dificuldade para chegar ao coração.
- Obesidade – O excesso de peso dificulta a circulação do sangue. Isso acontece pois existe uma maior pressão arterial e os vasos sanguíneos ficam comprometidos. O pé inchado em obesos pode demonstrar até um problema mais grave, como a obstrução dos vasos sanguíneos.
- Permanecer em pé e viagens longas de carro – Pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas estão sujeitas a apresentarem o problema de pés e tornozelos inchados, pois as pernas ficam em uma mesma posição por muito tempo.
- Período menstrual – algumas mulheres ficam com os pés inchados durante o período menstrual. Essa é uma causa até comum, mas é bom ficar de olho.
- Varizes – geralmente em mulheres que apresentam problemas com varizes – e apesar de mais raro, os homens também podem ter esse problema – pode causar edema nos pés e tornozelos, principalmente se houver outro fator associado, como a obesidade.
Como se tratar e se prevenir nestes casos
Coisas simples, como atividades físicas diárias, ou mesmo alongamentos e movimentação das pernas, podem ajudar a reduzir o problema dos pés e tornozelos inchados.
Você pode tentar elevar as pernas ao se deitar para que elas fiquem acima do seu coração ou se estiver sentado apoiar os pés em um banquinho.
O uso de meias de compressão ao longo do dia ou em longas viagens sentado pode ser útil na prevenção do inchaço.
Separamos mais algumas dicas que irão te ajudar a controlar o inchaço, mas lembre-se: na presença de sintomas graves, procure um médico imediatamente, principalmente se você já tem doenças ou problemas de circulação.
Dicas para controlar o inchaço:
- Faça exercícios físicos e distribua o tempo que fica sentado e em pé, assim você ajuda na redução do excesso de fluídos nos pés. Fazer atividades como caminhada, natação, pedalada, subir e descer escadas podem ajudar a evitar o acúmulo de líquido. Troque o elevador pelo menos uma vez por dia e vá de escada.
- Eleve as pernas quando estiver deitado se seus pés estiverem muito inchados;
- Reduza a quantidade de sal que você ingere diariamente e beba mais água;
- Coma mais frutas e verduras, esses alimentos são naturais e possuem pouco sódio e muita vitamina;
- Recorra às meias de compressão, elas podem auxiliar na melhora e até na prevenção do edema nos pés e tornozelos, principalmente se você trabalha muito tempo em pé.
- Evite ficar sentado ou parado por muito tempo em uma posição. Se fizer viagens longas, tente esticar as pernas e levantar-se algumas vezes. Se tiver algum tempo, faça algumas paradas para caminhar.
- Evite o uso de roupas restritivas ou que tenha liga em torno das coxas.
- Controle o peso através da alimentação balanceada e pratique exercícios com regularidade.
Pés e tornozelos inchados: os problemas mais graves
Como dito anteriormente, existem ocasiões em que os tornozelos e pés inchados não são apenas problemas circulatórios e estão por trás de problemas mais sérios de saúde.
Sendo assim, elencamos algumas possíveis causas para o inchaço:
- Lesões: Se o inchaço é acompanhado por dor e dificuldade em mover os pés, pode ser que a causa do inchaço no tornozelo seja uma lesão. Diversas doenças ortopédicas podem causar edema na região do pé e tornozelo. Uma das causas mais comuns são os entorses do tornozelo, que ocorrem quando você pisa de mal jeito e acaba torcendo o pé. Outra causa bastante comum de inchaço na região dos pés e tornozelos são as famosas tendinites. Em casos de suspeita dessas lesões procure sempre um ortopedista especialista em pés e tornozelos.
- Problemas no coração: Aqui o problema é parecido com o do tópico “má circulação”, porém, as causas estão atreladas à insuficiência cardíaca. Numa certa idade, os músculos do coração passam a ter menos força, e isso faz com que o sangue fique acumulado nas pernas e pés. Nesse caso, o inchaço é acompanhado de cansaço excessivo, falta de ar e pressão no peito.
- Trombose: A trombose aparece quando um coágulo entope uma das veias da perna. Com esse obstáculo, o sangue não consegue regressar adequadamente ao coração, acumulando-se nas pernas, pés e tornozelos. Dor, sensação de formigamento, vermelhidão intensa e até febre baixa são alguns sintomas que podem sugerir que a causa da dor nos tornozelos é causada por trombose.
Como tratar os pés e tornozelos inchados nestes casos?
Nestes casos, dicas presentes na internet são um perigo. O mais adequado a se fazer é ir a um médico especialista em pés e tornozelos para que ele faça o diagnóstico e inicie o tratamento adequado. Poucas são as dicas que realmente serão efetivas nestes casos, mas gelo e repouso são fortes aliados para combater o inchaço até a consulta com o doutor.
Portanto, não deixe de procurar um especialista em pé e tornozelo para investigar seus sintomas e descobrir, com antecedência, caso essa dor e inchaço seja algo mais grave.
👉 Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos no tema, fique por dentro sobre as lesões nos pés e tornozelos mais comuns.
Não negligencie as dores nos pés e tornozelo
É pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, que o Dr. Fábio Hirata, médico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis, sejam relacionadas a essas ou a outras lesões na região dos pés e tornozelos – Agende aqui a sua consulta!