Quais os principais sintomas e como é o tratamento dos joanetes?

Os joanetes são cientificamente denominados como Hálux Valgo. Essa patologia se refere ao desvio  do dedão para a parte interna do pé, deslocando os ossos e as articulações.

A presença de joanetes pode ser muito incômoda e dolorosa, por isso é importante ir a um médico ortopedista para iniciar o tratamento e aliviar os sintomas.

Continue lendo este artigo para entender os sintomas e os possíveis tratamentos para os “famosos” joanetes.

Quais são os sintomas dos joanetes?

Os sintomas dos joanetes podem variar. Entretanto as principais manifestações são:

  • A forma do pé muda,  evidenciando uma protuberância na  parte interna do pé;
  • O desvio evidente do dedo afetado em relação aos outros dedos;
  • Dificuldade e dor para usar sapatos fechados;
  • Dor no dedão, principalmente ao caminhar.

O que causa os joanetes?

Os joanetes podem aparecer devido ao uso prolongado de salto alto e sapatos de bico fino, principalmente em mulheres entre 20 e 40 anos. Isto pode ocorrer pois, o  bico fino faz com que o dedo do pé desvie para dentro em direção ao outro dedo.

Além disso, indivíduos com problemas de saúde, como artrite reumatóide, também são mais fáceis de desenvolver esta patologia.

Essa alteração nos pés é mais frequente entre pessoas da mesma família, portanto, indivíduos com histórico familiar de joanetes devem evitar o uso de sapatos justos ou de salto alto todos os dias.

Existe um tratamento para os joanetes?

O tratamento dos joanetes visa principalmente aliviar os sintomas dolorosos e, em casos específicos, corrigir a deformidade do dedão.

Para aliviar os sintomas dolorosos, o uso de calçados confortáveis e adequados é o indicado. O uso de espaçadores não consegue corrigir a deformidade. Eles são indicados para tentar aliviar os sintomas dolorosos ou no pós-operatório para auxiliar na manutenção da correção cirúrgica.

A única maneira de corrigir a deformidade do dedão é com o procedimento cirúrgico. Portanto, caso as orientações acima não funcionem para aliviar as dores, está indicado o tratamento cirúrgico.

Após a operação, o paciente deve evitar colocar peso sobre os pés e, gradativamente, retomar suas atividades diárias.

Nesse estágio de recuperação, a fisioterapia pode ser de grande ajuda.

joanetes-como-tratar

Confira esse vídeo do Dr Fábio Hirata no YouTube respondendo a 10 perguntas sobre joanetes:

Como prevenir o aparecimento dos joanetes?

A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento dos joanetes é usar sapatos confortáveis ​​e permitir que os dedos dos pés se movam livremente.

Não é recomendado o uso de sapatos ou sandálias com salto superior a 5 cm, portanto EVITE!

E é pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, que o Dr. Fábio Hirata, médico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis.

Para ajudá-lo a tratar dos joanetes, agende aqui a sua consulta!