Ruptura do Tendão de Aquiles: o que é e como tratar a lesão

tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é formado pela junção do tríceps gastrocnêmio, músculo da panturrilha.

A ruptura  pode ser causada por trauma direto ou indireto .

Portanto, o paciente com trauma no tendão de Aquiles sentirá uma dor repentina na parte posterior do tornozelo, semelhante a uma “pedrada”.

Continue lendo para entender mais sobre este tipo de lesão, como  prevenir e tratar a ruptura do tendão de Aquiles.

O que fazer se sentir a dor da lesão do tendão de Aquiles

Imaginamos como pode ser desesperador sentir uma dor desse nível repentinamente… Afinal, o nome “Tendão de Aquiles” vem da obra de Homero, a qual conta que Aquiles se dizia “protegido”, uma vez que sua mãe o mergulhou nas águas do Rio Estige pouco depois do seu nascimento.

Porém, apenas a área do calcanhar não fica molhada, o que se tornou um ponto fraco do lutador. Sabendo disso, Aquiles foi morto na Guerra de Tróia, atingido por uma flecha em seu calcanhar.

Esta lesão ocorre principalmente em atletas, pois a área do calcanhar se esforça bastante nos exercícios do dia a dia.

Independente do caso, é fundamental que se recorra a um especialista para diagnosticar este tipo de patologia. Os sintomas do tendão de Aquiles podem ser confundidos com uma entorse simples, retardando o tratamento e agravando a lesão…

Portanto, no caso de sentir o menor sinal de dor na região, consulte imediatamente um médico especialista. 😉

O que fazer para prevenir uma lesão no Tendão de Aquiles

Para reduzir a chance de problemas no tendão de Aquiles, siga as dicas abaixo:

  • Alongue e fortaleça os músculos da panturrilha com frequência;
  • Não pule durante uma corrida sem aquecimento adequado;
  • Os exercícios de fortalecimento ajudam os músculos e tendões a prevenir lesões;
  • Evite ou diminua a corrida em superfícies duras, irregulares ou lisas;
  • Aumente lentamente a intensidade do treinamento. A lesão do tendão de Aquiles geralmente ocorre depois que uma pessoa aumenta repentinamente a quantidade de exercícios. Aumente a distância, duração e frequência do treinamento em no máximo 10% a cada semana;

O tratamento para  a ruptura do tendão de Aquiles

A ruptura do tendão de aquiles pode ser tratada com ou sem cirurgia.

O tratamento sem a cirurgia é feito através de imobilização com gesso ou com o uso de órteses pré moldadas (os chamados robofoots).

Já o tratamento com cirurgia é feito através de um corte na região de trás do tornozelo e realizado a sutura do tendão, unindo as “pontas” do tendão.

O tempo de tratamento varia em torno de 6 a 8 semanas (tempo necessário para a cicatrização do tendão). Após esse período é necessário um programa intenso de reabilitação com fisioterapia para o retorno progressivo da força e função da panturrilha e treino de equilíbrio.

Se não tratar a lesão, o que acontece?

A falta de tratamento pode gerar problemas ainda maiores, como fraqueza para caminhar, e praticar esportes poderá ser algo impossível!

Além do mais, com o tempo, se a lesão não é tratada, o tendão e o músculo são substituídos  por um tecido gorduroso, o que prejudicará a resistência e a elasticidade dessa estrutura, gerando problemas futuros irreversíveis.

E é pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, que o Dr. Fábio Hirata, médico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis.

Não negligencie a lesão no tendão de Aquiles, converse já com o Dr. Fábio e agende a sua consulta!