As principais deformidades são: dedos em garra, dedo em martelo e dedo em malho. Em todas essas deformidades, os dedos menores do pé (2,3,4,5 dedos) assumem uma posição de flexão.
O que vai diferenciar em cada uma dessas deformidades será a articulação acometida. A causa principal é o uso crônico de calçados inadequados nos quais os dedos menores se apertam e assumem essa posição para que caibam dentro do calçado.
Os sintomas podem variar de dores leves com o uso de calçados fechados até calosidades dolorosas. Em casos mais extremos o aparecimento de úlceras pode ocorrer por conta desse atrito excessivo dos dedos.
O tratamento pode variar bastante de acordo com o grau da deformidade e se a mesma é flexível ou rígida. Inicialmente o tratamento consiste em utilizar calçados com a parte da frente larga e alta o suficiente para acomodar os dedos de maneira adequada.
No caso de falha do tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico, que pode envolver liberações tendíneas em casos flexíveis ou até mesmo cortes ósseos nos casos de deformidades rígidas.