Você já sofreu com uma unha encravada? Provavelmente sim… Saiba que esta complicação, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a unha do pé cresce e entra na pele do dedo, causando dor e muito desconforto. Mas pode ficar tranquilo, porque isso tem jeito de resolver de uma vez por todas!
Sofrer com uma unha encravada é algo comum para as pessoas que costumam usar sapatos apertados frequentemente, ou não tomam os devidos cuidados na hora de cortar as unhas do pé. Inclusive, basta a unha estar um pouco dolorida para se transformar em um verdadeiro terror para os pés.
E esse terror pode se agravar caso não seja tratado corretamente. Afinal, além da dor na região, se a área não for cuidada corretamente, a unha pode infeccionar, levando a diversas complicações e, até mesmo, à necessidade de uma pequena cirurgia.
Ficou curioso para saber mais? Neste artigo, iremos apresentar as principais causas, sintomas e tratamentos para a Onicocriptose, ou melhor, Unha encravada. Continue com a gente!
O que é Onicocriptose ou Unha Encravada?
A onicocriptose, normalmente referida como ‘’unha encravada’’ é uma patologia que envolve o leito ungueal, muito comum e normalmente bem dolorosa.
Caracteriza-se pela penetração da unha nos tecidos periungueais, causando normalmente uma reação inflamatória, dor e limitação funcional. Por essa razão, está normalmente associada a queixas incapacitantes como dor e dificuldade em caminhar, prejudicando assim a qualidade de vida por interferir em atividades laborais, escolares ou esportivas.
Esta patologia pode ocorrer em qualquer idade, no entanto os adolescentes e adultos jovens e de meia idade são as faixas etárias mais afetadas pela onicocriptose. No entanto, a onicocriptose pode ocorrer em qualquer idade uma vez que são vários os fatores que a podem causar, conforme discutiremos adiante neste artigo.
Causas para unha encravada
Apesar de comum, nem todo mundo conhece as causas do problema. Na verdade, existem inúmeras causas para a unha encravar, e os motivos habituais são:
- Usar sapatos apertados;
- Cortar as unhas de forma incorreta;
- Transpirar excessivamente;
- Não higienizar corretamente os pés;
- Lesionar os dedos repetidamente
- Unhas largas
Sintomas da unha encravada
Os sintomas mais frequentes são: a dor na ponta do dedo, edema (inchaço) e vermelhidão, que por vezes se tornam não só desconfortáveis como incapacitantes, afetando atividades do dia-a-dia.
Em alguns casos, não é possível ver o canto da unha, uma vez que, por ter sido mal cortada ou por estar partida, a unha está dos tecidos periungueais, verificando-se apenas os sinais inflamatórios presentes como por exemplo: a pele à volta da lâmina ungueal encontrar-se edemaciada, com rubor e muitas vezes com presença de exsudado (”pus”).
A onicocriptose ocorre mais frequentemente no hálux (dedo grande do pé), podendo afetar também todos os dedos restantes.
Tratamentos indicados para a unha encravada
Embora não pareça um problema grave, a unha encravada precisa ser tratada assim que é percebida. Quanto mais o tratamento for adiado, mais a situação pode piorar e aumentar o risco de infecções, além de levar a outras complicações.
Felizmente, hoje em dia existem diversos tipos de tratamentos para essa condição. De modo geral, tudo vai depender da gravidade de cada caso, em situações menos graves, por exemplo, a unha pode ser tratada com as profissionais da área da podologia: as podólogas.
O procedimento realizado por esses profissionais é a cantoplastia: o canto da unha encravada é retirada. Esse procedimento resolve a maioria dos casos de unha encravada. No entanto, uma parcela dos pacientes não melhora definitivamente, ou seja, tem que ir várias vezes na podóloga.
É nesse momento que entra o ortopedista especialista em pé e tornozelo!
Em situações de falha do tratamento com a podologia ou em casos infectados, o profissional mais qualificado pra resolver definitivamente o problema é o especialista em pé e tornozelo.
Nesses casos refratários ou complicados, é necessário um procedimento cirúrgico: cantoplastia associado a matricectomia.
E o que é a matricectomia?
É o procedimento em que a matriz ungueal afetada (local através do qual a unha cresce) é completamente removida. E a certeza de que ela foi completamente removida através da visualização direta dela, que é possível apenas através de uma cirurgia aberta.
Quando você deve procurar um médico?
Como vimos, algumas situações precisam de um pouco mais de atenção por parte do paciente. Afinal, a unha encravada pode infeccionar, atingir o dedo e chegar ao osso, além de causar doenças graves. Logo, não hesite em procurar um médico se:
- Você for uma pessoa diabética;
- Apresentar dor severa, febre ou vermelhidão;
- Não conseguir cortar a unha encravada;
- Notar que a unha exibe pus;
- Se já tentou tratar com a podóloga e não resolveu
Como prevenir a unha encravada?
O tratamento de uma onicocriptose vai além dos procedimentos como a cantoplastia e a matricectomia. É muito importante, que depois de completamente curado, exista uma prevenção de problemas futuros, de forma a evitar um novo desenvolvimento de onicocriptose (para que a unha não volte a encravar mais tarde).
A onicocriptose pode e deve ser evitada, bastando para isso seguir algumas recomendações, a saber:
- Corte as unhas em linha reta e do tamanho do dedo, nunca arredondando os cantos;
- Não utilize calçado apertado (tanto em forma como em tamanho);
- Em caso de obesidade, procure perder peso de uma forma saudável;
- Sempre que tiver alguma alteração ungueal suspeita procure um ortopedista especialista em pé para um diagnóstico e aconselhamento de tratamento mais adequado.
Não negligencie as dores nos pés e tornozelo
É pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, que o Dr. Fábio Hirata, médico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis, sejam relacionadas a essas ou a outras lesões na região dos pés e tornozelos – Agende aqui a sua consulta!