Dor no calcanhar: O que causa, como investigar e como tratar?

dor no calcanhar pode ter várias causas, e quando ocorre dor, significa que existe algum problema.

Em alguns casos, a origem das queixas pode estar associada apenas ao esforço físico intenso e que se resolve apenas com repouso.

No entanto, em muitos casos, a dor na região do calcanhar não melhora com o simples repouso e pode ser indicativo de algum problema mais importante.

Neste artigo iremos abordar as principais causas de dor na região do calcanhar, suas particularidades e diferenças entre elas, como investigar e quais as medidas iniciais podemos tomar para aliviar os sintomas até conseguir agendar uma consulta com o especialista de pé e tornozelo.

Continue com a gente nessa leitura para saber mais sobre o assunto e aprofundar mais o seu conhecimento!

Dor no calcanhar: Principais causas

Dores no calcanhar são uma das principais queixas dos pacientes que os levam a procurar ajuda especializada.

Neste artigo iremos falar sobre as principais causas de dor na região do calcanhar.

As principais causas de dor na região do calcanhar são:

Dor no calcanhar por Fascite Plantar e Entesite do Calcâneo (Esporão do Calcâneo)

Sempre que falamos de esporão do calcâneo devemos falar em fascite plantar pois, na grande maioria dos casos, a causa da dor no calcanhar é a inflamação da fáscia plantar e não o esporão.

A fascite plantar é a causa mais frequente de dor no calcanhar, afetando entre 3,6 a 7,0% da população. O seu pico de incidência ocorre entre os 40 e os 60 anos de idade, afetando o sexo feminino (mulheres) e masculino (homens) de igual forma.

A fascite plantar surge após repetitivos estresses na região da planta dos pés, causados normalmente por tensão e esgarçamento da fáscia plantar, que levam a micro traumas neste tecido e, consequentemente, inflamação da área lesionada.

Os sintomas principais da fascite plantar são dores fortes na região debaixo do calcanhar principalmente nas primeiras pisadas do dia após acordar, após permanecer um período em repouso e voltar a caminhar, e após um longo período permanecendo em pé.

Já o esporão do calcâneo, também conhecido popularmente como “esporão de galo“, é uma protuberância óssea na região plantar (debaixo) do calcâneo da onde “nasce” a fáscia plantar, ou seja, da onde ela se origina.

Na enorme maioria dos casos, o esporão do calcâneo é assintomático (sem sintomas). Já em outros casos raros, pode provocar dor no calcanhar, podendo até causar problemas de mobilidade pela dor intensa ao colocar o pé no chão para andar.

Habitualmente, a dor surge porque o esporão do calcâneo se associa à inflamação da fáscia plantar (fascite plantar).

👉 Saiba mais sobre Fascite plantar: o que é, sintomas, causas e tratamento

👉 Saiba mais sobre O que é esporão do calcâneo e como tratar?

Dor no calcanhar por Atrofia do Coxim Gorduroso do calcanhar

Primeiramente devemos compreender esses dois termos: atrofia e coxim gorduroso.

O termo “atrofia” significa que uma determinada estrutura encontra-se com seus componentes estruturais em quantidade reduzida.

O termo “coxim gorduroso” se refere a gordura localizada entre o osso e a pele do calcanhar, funcionando como uma espécie de almofada natural para amortecer o impacto.

dor no calcanhar

Conforme os anos passam, naturalmente os nossos organismos amadurecem e envelhecem, assim como as estruturas que nos compõem. E uma das estruturas que naturalmente atrofiam são nossos tecidos gordurosos, assim como o coxim do calcanhar.

Os sintomas principais da dor no calcanhar devido a atrofia do coxim gorduroso do calcâneo é dor principalmente ao colocar carga sobre os pés, seja ficando de pé, caminhar ou correr.

É comum no exame físico percebermos que a pele parece “fina” e que o osso está “pontudo”. Na realidade, o que acontece é que a gordura entre o osso e pele do calcâneo está atrofiada, dando essa impressão.

Dor no calcanhar por Fratura de Estresse do Calcâneo

A fratura de estresse do calcâneo é uma das lesões que pode também originar dor no calcanhar.

É uma patologia pouco frequente entre a população em geral. No entanto, em atletas que praticam esportes de impacto, como corrida e salto, tem sua incidência aumentada.

Em geral, as dores começam após uma alteração do padrão dos treinos como aumento de intensidade, troca da superfície de corrida ou do modelo do calçado. As dores por lesões de estresse tendem a melhorar com o repouso e piorar com o pisar.

dor no calcanhar, fratura por estresse

👉 Saiba mais sobre Lesão por estresse nos pés: tudo que precisa saber sobre esse tipo de fratura

Dor no calcanhar por Doença de Sever

A Doença de Sever é também conhecida como apofisite do calcâneo. Trata-se de uma inflamação na apófise (região de crescimento) do calcâneo, o que causa uma forte dor no calcanhar.

Acomete crianças e adolescentes fisicamente ativos, ocorrendo com maior frequência em esportes que envolvem corrida e salto.

Em geral, a dor tende a aliviar com o tempo através principalmente do repouso das atividades de impacto ou quando a criança já estiver na final da adolescência quando a fise de crescimento fechar.

dor no calcanhar, doença de sever

👉 Saiba mais sobre Doença de Sever: Saiba as principais causas e como prevenir 

Como investigar a dor no calcanhar?

A investigação de qualquer tipo de dor na região do pé e tornozelo deve se basear em 3 passos fundamentais:

  • História
  • Exame físico
  • Exames complementares

O primeiro passo para investigar corretamente as dores no calcanhar é conversar com o paciente e escutar tudo que tem a dizer.

Isso é fundamental para compreender todos os padrões da dor (como ela começou, qual o padrão dela, quando melhora ou piora, entre tantas outras características).

O segundo passo na investigação das dores no calcanhar é examinar o paciente.

Em se tratando de pé e tornozelo, é imprescindível avaliar os seguintes pontos:

  • Alinhamento dos membros inferiores (joelho, tornozelo e pé)
  • Formato do pé e tipo de pisada
  • Tipo dos calçados que o paciente está habituado a usar
  • Local e tipo da dor (pontada, facada, choque, formigamento, dor cansada, queimação, etc.)
  • Amplitude de movimento das articulações

O terceiro passo é solicitar exames complementares caso sejam necessários.

Nem sempre é preciso solicitar um exame. Muitas vezes, apenas com a anamnese (história) e o exame físico é suficiente para o diagnóstico e tratamento.

No entanto, existem situações em que o exame complementar é fundamental para concluir o diagnóstico.

Os principais exames solicitados para concluir o diagnóstico da dor no calcanhar são as radiografias, as tomografias computadorizadas e as ressonâncias magnéticas. Na maioria das vezes, com esses exames citados anteriormente é possível concluir o diagnóstico definitivo e dar início ao tratamento adequado.

Como tratar a dor no calcanhar?

O tratamento da dor no calcanhar deve ser efetuado de acordo com o diagnóstico correto.

É muito importante que seja realizado o diagnóstico de forma precisa para que seja realizado o tratamento o mais rapidamente possível.

Porém, independente da causa da dor no calcanhar, existem medidas iniciais que podem ser tomadas para aliviar os sintomas até que a conclusão do diagnóstico ocorra. Lembrando que essas orientações e medidas iniciais devem ser sempre aconselhadas por um médico especialista em pé e tornozelo.

  • Repouso temporário das atividades de impacto
  • Medicações analgésicas e anti-inflamatórias

As medidas acima podem aliviar bastante os sintomas dolorosos dos pacientes até que o diagnóstico seja confirmado.

Após a conclusão do diagnóstico, a depender da patologia, outras medidas de tratamento podem ser tomadas.

Cirurgias para dores no calcanhar cirúrgico são extremamente raras. Apenas em algumas patologias em que o tratamento clínico não funcionar que a cirurgia pode ser indicada.

É pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, que o Dr. Fábio Hirata, médico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis, sejam relacionadas a essas ou a outras lesões na região dos pés e tornozelos – Agende aqui a sua consulta!