Dor nos pés: Saiba quais as principais causas e o que fazer

dor nos pés está relacionada, na maioria das vezes, ao uso de calçados inadequados,  realização de atividade física excessiva, sedentarismo, obesidade/ sobrepeso ou como consequência da gravidez. Essas causas em geral não são graves e, com o diagnóstico correto, podem ser tratadas com medidas simples como repouso, alteração dos calçados e mudança dos hábitos de vida, com alimentação saudável e a prática de atividades físicas regularmente, porém sem exageros. ,

No entanto, caso a dor no pé não passe com essas medidas, isso pode ser indicativo que a dor é causada por lesões como fascite plantar, tendinites, reumatismo ou doenças que levam a deformidades mais graves nos pésque devem ser tratadas de acordo com a orientação do ortopedista especializado na área.

Pensando nisso, listamos a seguir algumas das principais causas de dores nos pés, e o que você deve fazer em cada caso. Continue a leitura!

1. Sobrecarga nos pés

A dor pode ocorrer devido à sobrecarga nos pés, ocorre mais comumente devido ao fato da pessoa estar acima do peso ou como consequência do uso de sapatos apertados ou de salto alto. Porém, esses não são os únicos motivos, já que a sobrecarga pode acontecer após uma caminhada longa, prática de atividade física intensa, maus hábitos de trabalho ou o fato de permanecer muito tempo de pé na mesma posição.
Como amenizar a dor: No caso de uma lesão comum, fruto do estresse gerado pelo excesso de peso, você pode colocar os pés dentro de uma bacia de água fria e fazer compressa de gelo durante 15 minutos para amenizar os sintomas. Medicações analgésicas também podem ajudar. Mas  lembre-se  que o fator mais importante é tratar a causa da dor, ou seja, a causa da sobrecarga. Usar sapatos confortáveis e adequados, evitar ficar muito tempo na mesma posição, perder peso, descansar de forma adequada, se alimentar de forma saudável e realizar atividades físicas regularmente fazem parte do tratamento adequado.

Sobrepeso nos pés causa dores

2. Gravidez

A dor nos pés  é muito comum na gravidez e pode estar relacionada com o aumento do peso, dificuldade de retorno venoso, má circulação sanguínea e inchaço das pernas e pés, o que resulta em muita dor, principalmente ao final do dia.

Como amenizar a dor: No caso das grávidas, uma das formas que podem ajudar a aliviar a dor nos pés e tornozelos é deitar de barriga para cima com os pés elevados, para favorecer a circulação sanguínea e ajudar a desinchar os pés, aliviando a dor. Além disso, colocar os pés em uma bacia com água fria também ajuda a aliviar a dor nos pés. O uso de meias elásticas de compressão também podem ajudar, mas consultem o seu médico (a) antes.

Dores nos pés devido a gravidez

3. Fascite plantar

fascite plantar é uma inflamação que afeta a fáscia – tecido que se encontra na planta do pé –   popularmente conhecido como esporão de calcâneo.  O principal sintoma é a dor intensa na planta do pé ao acordar e apoiar os pés no chão, o que também pode ocorrer após permanecer algumas horas de descanso.

Como amenizar a dor: Nesse caso, o mais indicado é buscar por um médico especialista na área de pé e tornozelo, assim ele irá avaliar a situação e dar o diagnóstico correto e o tratamento mais eficaz. Na maioria dos casos, a mudança do padrão de calçados e os alongamentos corretos tendem a resolver os sintomas. Além disso, o uso de anti-inflamatórios, sob indicação do ortopedista, e a fisioterapia podem ajudar  a desinflamar a região.

Fascite plantar

4. Tendinite ou bursite do calcâneo

Nos casos de tendinite ou bursite do calcâneo, a dor é sentida na parte final do tendão de aquiles ou na parte posterior do calcanhar, e piora ao realizar o movimento de virar o pé para cima (dorsiflexão). O tendão pode ficar mais rígido após algum tempo de repouso, e tende a se tornar mais maleável com os movimentos e a mobilização.

Como amenizar a dor: Como no caso anterior e em mais alguns exemplos que virão, a ida a um médico especialista é fundamental para diagnosticar esse tipo de patologia. Dentre as diversas possíveis recomendações médicas, é comum a indicação de exercícios de alongamento para ‘batata de perna’,  utilizar compressas geladas ou gelo durante 15 minutos. A troca dos calçados com um discreto salto posterior é fundamental no alívio desses sintomas.

Bursite do calcâneo

5. Joanete

Os joanetes são condições mais frequentes nas mulheres que usam sapato de salto alto e bico fino por tempo prolongado. Essa alteração pode causar  intensa dor na parte medial  do dedão do pé.  Ao inflamar, a região pode ficar avermelhada.

Como amenizar a dor: Apesar de ser algo mais comum e frequentemente abordado, até mesmo nesses casos a ida ao ortopedista é indicada. Para amenizar as dores do joanete, é  indicado o uso de calçados com a parte da frente larga para que o pé caiba adequadamente sem que ocorra a pressão exagerada sobre o joanete.

Joanete e dores nos pés

6. Reumatismo

O reumatismo é uma situação caracterizada pela alteração das articulações podendo ter como um dos sintomas a dor aguda nos pés. Saiba mais detalhes sobre reumatismo nos pés neste artigo.

Como amenizar a dor: Os tratamentos são individualizados e leva em conta a intensidade dos problemas de saúde como pressão alta, diabetes e as atividades diárias de cada pessoa. A artrite reumatoide deve ser avaliada e tratada por uma equipe multidisciplinar, com reumatologista, ortopedista e fisioterapeuta.

Os alvos do tratamento são duplos e incluem o alívio dos sintomas, bem como impedir a progressão da doença e os danos causados. Os tratamentos mais usados, incluem adequação do padrão dos calçados, medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos biológicos, fisioterapia e entre outros tratamentos.

Reumatismo

7. Pé Cavo

O Pé Cavo é aquele no qual o formato do pé apresenta uma curvatura mais acentuada no arco da planta do pé. Em certos casos, grande parte da planta do pé não chega a tocar o chão, gerando uma sobrecarga em diversas estruturas do corpo como ossos, tendões e ligamentos.

Além da pisada torta, dores e edema no tornozelo e pé e dor e cansaço ao ficar em pé ou andar distâncias não tão grandes, são sintomas marcantes no diagnóstico da patologia.

Como amenizar a dor: O tratamento do Pé Cavo pode variar de acordo com o caso, porém geralmente se inicia por estratégias não cirúrgicas, chamadas de tratamento conservador, onde os pacientes são acompanhados por médicos especialistas com o objetivo de analisar se o quadro se mantém ou se há alguma progressão.

O tratamento pode contar com o uso de órteses ortopédicas; a troca de calçados para apresentar um melhor apoio, fisioterapia para  ajudar no alongamento e fortalecimento da musculatura do pé e tornozelo, para diminuir a dor e melhorar o movimento do pé ao andar; mudanças de atividades que não causem grande impacto ou sobrecarga e medicamentos para a dor.

Em casos refratários ao tratamento conservador, é indicado o tratamento cirúrgico. A escolha pela cirurgia  é feita após uma avaliação detalhada e especializada.

Preste atenção nas dores nos pés e tornozelo

Pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, o Dr. Fábio Hiratamédico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis – Agende já a sua consulta.

Quer conhecer mais sobre quais cuidados tomar para prevenir lesões, em especial nos pés e tornozelos? Leia mais artigos no nosso blog!