O que o sobrepeso e a obesidade podem gerar aos pés e tornozelos?

sobrepeso é sem dúvidas um fator de risco para a nossa saúde. Pessoas obesas podem desenvolver diversos tipos de doenças como diabetes, doenças cardíacas, osteoartrose, além de problemas relacionados aos pés e tornozelos.

O aumento do peso está ligado a péssimos hábitos alimentares, falta de exercício físico e em alguns casos, à genética. Você já parou para pensar que aquele incômodo nos pés ou tornozelos pode estar sendo causado por conta do sobrepeso?

Fique atento e confira a seguir o que o sobrepeso e a obesidade têm a ver com os pés e tornozelos.

O que é a obesidade?

Antes de falarmos sobre os malefícios que isso traz à saúde, é necessário entendermos o que é a obesidade e como podemos nos prevenir.

A obesidade é uma  doença grave que é caracterizada pelo acúmulo exagerado de gordura corporal, fazendo com que a saúde da pessoa fique comprometida. Esse acúmulo pode ser resultado, por exemplo, de um consumo excessivo de calorias e/ou falta de exercícios físicos.

Todavia, apesar do estilo de vida ser um fator importante, considera-se a obesidade como uma doença que depende de diversos fatores. Sendo assim, podemos dizer que a obesidade é complexa e envolve fatores como:

  • biológicos
  • históricos
  • socioeconômicos
  • psicossociais
  • culturais
Obesidade e dores nos pés

A obesidade pode gerar dores nos pés e tornozelos?

Como dito anteriormente, a obesidade pode gerar problemas estruturais, sendo muito frequente a presença de dores nos pés e tornozelos. Com o sobrepeso, decorrente da obesidade, ocorre um aumento significativo de estresse e tensão sobre as articulações do tornozelo e pé, principalmente durante o caminhar e ao realizar atividades físicas, o que pode provocar grandes incômodos e dores.

As dores nos pés por sua vez, são comuns em pessoas com um IMC (índice de massa corpórea) muito elevado, isso acontece porque com o aumento de peso, ocorrem mudanças na estrutura dos pés devido a alta carga suportada.

Como tratar as dores nos pés e tornozelos?

Ao apresentar dores nessas regiões, é importante se atentar. Procure um ortopedista especializado em pés e tornozelos! Com um diagnóstico completo, você terá certeza se as dores são decorrentes do excesso de peso ou não.

Nesse caso, é recomendado a prática de atividades físicas e uma reeducação alimentar, prescrita por um profissional capacitado para ter um atendimento especializado, ou seja, não é recomendável seguir dietas da moda.

Com a prática de exercícios físicos, as pessoas acima do peso começam a se queixar de dores nos pés e tornozelos, devido ao aumento de sobrecarga nas articulações e tecidos. Dessa forma, se exercitar acaba se tornando um incômodo, e às vezes até inviável.

Quando procurar um especialista de pés e tornozelos?

Se já ficaram claros os males que o sobrepeso traz aos pés e tornozelos, atente-se a busca por um especialista. Sempre que você apresentar sintomas como dores nas articulações, baixa amplitude de movimento ou até mesmo dificuldades para caminhar, procure um ortopedista especialista em pés e tornozelos.

Após algum atrito ou realização de atividade física, é importante consultar o especialista para verificar se não há nenhuma lesão mais grave quando você sente dores em locais específicos do pé.

Geralmente após a avaliação inicial, o ortopedista irá determinar a origem dos sintomas e receitar o tratamento correto. Não se automedique.

Busque pelo auxilio de um profissional para tomar medicamentos, para utilizar calçados específicos ou ortopédicos, que também é recomendado ter um acompanhamento profissional.

Qual a importância de cuidar dos pés e tornozelos?

Ao cuidar da nossa saúde por meio de atividades físicas, se faz necessário o cuidado com os pés e tornozelos, principalmente caso você esteja acima do peso. Assim como ir ao dentista,   o acompanhamento de rotina para verificar a saúde  dos pés e tornozelos é fundamental.

Todo o peso do seu corpo é sustentado pelas pernas, pés e tornozelos, sendo assim, em pessoas obesas ou com sobrepeso, são estes os membros que sofrem e podem desenvolver algumas patologias que podem interferir na locomoção, fazendo com que você precise procurar um ortopedista.

O que mais pode gerar dor nos pés e tornozelos?

Existem diversos  fatores que podem causar dor nos pés e nos tornozelos, por isso, sempre que este sintoma surgir, a ideia é que você procure imediatamente um ortopedista especializado.

Fizemos uma lista com algumas causas de  dores nesses locais:

  • O uso de calçados inadequados é o principal vilão da dor nos pés.
  • Lesões nos ossos e tendões como consequência do sobrepeso/ obesidade.
  • Sequela de lesões traumáticas prévias.
  • Entre outras causas diversas.

Outras dores relacionadas ao sobrepeso

As articulações são as partes do corpo mais afetadas com o excesso de peso. Por fazerem a conexão entre peças esqueléticas, as articulações são frequentemente sobrecarregadas devido à obesidade.

Dor nos Joelhos

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e, consequentemente, é uma das mais propensas a sofrer lesões e desgaste natural, portanto, a região requer cuidados redobrados principalmente com sobrecarga. Essa condição causa fortes dores, inchaço, limitação nos movimentos e, ocasionalmente, estalos durante a movimentação do joelho afetado.

Dor na Lombar

A lombar é responsável por sustentar boa parte do nosso peso corporal. Quando o peso é excessivo, ocorre uma sobrecarga nas costas, prejudicando-a e gerando dor na região. A dor pode vir acompanhada de queimação e sensação de pontadas na parte mais baixa da coluna.

Dor na lombar

Não negligencie as dores nos pés e tornozelo

Pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, o Dr. Fábio Hiratamédico ortopedista e traumatologista com especialidade em Pé e Tornozelo, se coloca sempre à disposição para tirar todas as dúvidas possíveis – Agende já a sua consulta.

Quer conhecer mais sobre quais cuidados tomar para prevenir lesões, em especial nos pés e tornozelos? Leia mais artigos no nosso blog!